Uso de Álcool e Outras Drogas Narrados por Homens Trans
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.74993Palavras-chave:
uso de substâncias psicoativas, homens trans, serviços de saúde, saúde mentalResumo
O uso de substâncias psicoativas é um marcador significativo de enfrentamento entre indivíduos em situações de vulnerabilidade. Violações físicas, psicológicas e institucionais vivenciadas pela população trans podem ser propulsoras desse uso. Assim, objetivou-se analisar como o uso de substâncias psicoativas está presente na trajetória terapêutica de homens trans em busca do processo transexualizador no SUS. Trata-se de estudo exploratório com 31 homens trans, maiores de 18 anos, admitidos em dois espaços de cuidado e acolhimento a pessoas trans do nordeste brasileiro. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados por análise temática. Os resultados apontaram dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, entraves no processo transexualizador, e sentimentos de desesperança, relatados como motivadores ao uso recorrente de substâncias psicoativas. Os fatores protetivos estão relacionados aos vínculos afetivos, à rede social sólida e ao controle do uso devido a associações medicamentosas. Dessa forma, a análise sobre o consumo de substâncias psicoativas por homens trans permitiu a compreensão da sua possível relação com situações de risco às quais essa população está exposta e suas implicações para a saúde, bem como possibilita a problematização e discussão acerca de ações preventivas e políticas públicas que reconheçam e abranjam suas reais necessidades.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.