Experiências subjetivas de estudante universitária ingressante pelo sistema de cotas
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.73248Palavras-chave:
experiência subjetiva, tensionamentos, configuração subjetiva, sistema de cotasResumo
A Lei Federal Brasileira 12711/2012 ampliou o acesso ao ensino superior federal público assegurando vagas para os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas. A pesquisa teve por objetivo compreender como a condição de estudante universitário está configurada subjetivamente para uma estudante cotista da Universidade de Brasília. O estudo baseia-se na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa, na perspectiva histórico-cultural. Em termos metodológicos, realizou-se o estudo de caso baseado nos princípios da Metodologia Construtivo-Interpretativa, organizado por meio de dinâmicas conversacionais e instrumentos indutores da produção subjetiva. A análise das informações evidenciou que no curso das experiências da estudante no espaço sociorrelacional universitário e em outros contextos foram gerados recursos subjetivos favorecedores de novos processos de subjetivação rompendo com o sistema normativo hegemônico do não pertencimento à universidade e se posicionando na condição de sujeito. Recomenda-se a promoção de ações que busquem a integração social e acadêmica dos estudantes.
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