Evidências de Validade de Conteúdo de uma Medida de Competências Socioemocionais para Crianças e Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.72560Palavras-chave:
avaliação educacional, regulação emocional, autocontrole, bem-estar subjetivo, psicometriaResumo
O desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e adolescentes tem sido alvo de intensa investigação ao redor do mundo nas últimas décadas. No Brasil, este tema tem ganhado cada vez mais relevância, embora haja uma escassez de instrumentos com evidências psicométricas que avaliem o curso de desenvolvimento destas competências. Portanto, o objetivo deste estudo consiste em apresentar evidências iniciais na construção de um instrumento de avaliação do desenvolvimento de competências socioemocionais para crianças e adolescentes. Para alcançar este objetivo, foram selecionados cinco instrumentos em língua inglesa listados pelo Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning e foram criados itens. Foi realizado processo de tradução e retrotradução. Ao final desse processo, foi solicitada a análise dos itens por três especialistas, considerando a clareza, pertinência e consistência teórica dos itens analisados. De forma geral, os itens demonstraram níveis de clareza, pertinência e consistência teórica adequada. Tais resultados indicam que o conjunto final de itens apresentou evidências de validade de conteúdo e demonstrar ser consistentes e relevantes para investigação em novos estudos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.