Evidências de Validade de Conteúdo de uma Medida de Competências Socioemocionais para Crianças e Adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2024.72560

Palavras-chave:

avaliação educacional, regulação emocional, autocontrole, bem-estar subjetivo, psicometria

Resumo

O desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e adolescentes tem sido alvo de intensa investigação ao redor do mundo nas últimas décadas. No Brasil, este tema tem ganhado cada vez mais relevância, embora haja uma escassez de instrumentos com evidências psicométricas que avaliem o curso de desenvolvimento destas competências. Portanto, o objetivo deste estudo consiste em apresentar evidências iniciais na construção de um instrumento de avaliação do desenvolvimento de competências socioemocionais para crianças e adolescentes. Para alcançar este objetivo, foram selecionados cinco instrumentos em língua inglesa listados pelo Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning e foram criados itens. Foi realizado processo de tradução e retrotradução. Ao final desse processo, foi solicitada a análise dos itens por três especialistas, considerando a clareza, pertinência e consistência teórica dos itens analisados. De forma geral, os itens demonstraram níveis de clareza, pertinência e consistência teórica adequada. Tais resultados indicam que o conjunto final de itens apresentou evidências de validade de conteúdo e demonstrar ser consistentes e relevantes para investigação em novos estudos.

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Publicado

21-11-2024

Como Citar

Marques, L., Soares, A. C. C., de Andrade, L. B., Lima, A., Oliveira, B., Landeira-Fernandez, J., & Anunciação, L. (2024). Evidências de Validade de Conteúdo de uma Medida de Competências Socioemocionais para Crianças e Adolescentes. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 24. https://doi.org/10.12957/epp.2024.72560

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento