Relato de Experiência: Visita Virtual como Ferramenta de Trabalho Durante a Pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.69123Palavras-chave:
psicologia, hospital, covid-19Resumo
Este relato de experiência, de natureza qualitativa, decorre de nossa atuação, enquanto psicólogas, em um hospital da rede pública de saúde, voltado para o atendimento de pessoas acometidas pelo SARS-CoV, entre os anos 2020 e 2021. Nossa metodologia contará com estudos bibliográficos e apresentação casos clínicos, extraídos dos atendimentos realizados aos pacientes internados no hospital a partir de uma orientação psicanalítica. Em nossa abordagem, buscando mitigar a solidão em que muitos pacientes se viam inseridos, fizemos uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), o que permitiu o contato com os familiares que se encontravam impedidos de fazer visitas em função do alto risco de contágio da doença. Nosso objetivo com esse estudo é demonstrar que a atuação do psicólogo no contexto hospitalar não se limita à abordagem à beira leito. Também é possível viabilizar propostas mais amplas de atenção (nesse caso o uso das TICs), que colaborem com a política nacional de humanização (PNH), a partir de uma abordagem que leva em conta o contexto em que o paciente se vê inserido.
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