Carreira e Identidade de Trabalho: Um Estudo com Trabalhadores da Tecnologia da Informação
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.67242Palavras-chave:
trabalho, profissional de TI, carreira, identidadeResumo
O impacto das mudanças ocorridas no mundo do trabalho sobre a constituição identitária e as carreiras dos trabalhadores não é uniforme, apesar de sua abrangência e intensidade, conforme evidenciam estudos recentes sobre o tema. Assim, objetivou-se compreender especificamente o processo de construção das identidades de trabalho de trabalhadores da área da tecnologia da informação (TI) por se associarem aos novos modelos de carreira. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, realizado por meio de entrevistas com oito trabalhadores de TI, sendo as informações submetidas à análise narrativa. Os resultados evidenciaram que a forma identitária narrativa e o discurso de carreira possibilidade destacam-se nos relatos dos participantes, sendo que, em alguns casos, suas narrativas se encontram ancoradas em discursos associados à empregabilidade, mobilidade, precarização do trabalho e incerteza em relação ao futuro. Conclui-se, assim, que a identidade de trabalho dos investigados é formada por aspectos da identidade organizacional, profissional e vocacional, sendo essa última a mais saliente, o que parece indicar uma tendência dos processos de carreira no contexto do trabalho contemporâneo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.