Percepções e experiências de idosos sobre a discriminação na velhice
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.66572Palavras-chave:
preconceito, discriminação, idosos, percepção, experiênciaResumo
Este estudo investigou como os idosos percebem e experienciam a discriminação na velhice. Participaram da pesquisa 27 idosos, com idades variando entre 63 a 88 anos. Para tanto, utilizou-se uma ficha de identificação, o TALP utilizando como palavra indutora “velhice” e uma entrevista semiestruturada. A análise do TALP contou com a utilização do software IRaMuTeQ. Para as entrevistas, utilizou-se uma análise de conteúdo da qual emergiram três categorias: características e Estereótipos acerca da velhice; experiências de discriminação na velhice; e novas possibilidades e avaliação positiva da velhice. Os resultados sugerem que os idosos percebem a velhice perpassada por estereótipos negativos e, frequentemente, interiorizam sentimentos negativos por fazerem parte de um grupo social desvalorizado socialmente. Além disso, observou-se uma naturalização do preconceito contra a velhice e uma dificuldade do próprio idoso em identificar conteúdos preconceituosos. Os idosos desta pesquisa reconhecem que existe preconceito, mas sentem a dificuldade de reconhecerem que são afetados diretamente pelo preconceito e discriminação.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.