Validação de Instrumento em uma População Brasileira de Adolescentes em Conflito com a Lei

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2022.66499

Palavras-chave:

adolescente, testes neuropsicológicos, neuropsicologia, psicologia do adolescente

Resumo

Este estudo teve como objetivo a construção de um software, a partir da testagem adaptativa informatizada para computadores e dispositivos móveis, como possível ferramenta para a avaliação neuropsicológica do controle inibitório. Foi realizado estudo empírico com 70 adolescentes entre 14 e 18 anos que cumpriam medida socioeducativa em complexo de reabilitação. Foi empreendida uma análise via TRI através da constatação do modelo logístico de três parâmetros (3PL); os itens foram ajustados apresentando confiabilidade (Alfa de Cronbach = 0,909). Outra análise constatou a relação entre a tarefa construída e o Five Digit Test (teste que avalia construtos similares). Os resultados apontaram que a tarefa construída tem potencial para avaliar o CI, considerando que a correlação dos escores entre os instrumentos obteve níveis consideráveis de significância (no nível de 0,05). Além disso, verificou-se que o uso da tecnologia da informação no processo de avaliação neuropsicológica torna o processo mais dinâmico e atrativo para o avaliado, além de mais prático e econômico para o avaliador.

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Publicado

25-04-2022

Como Citar

Moreira, J. D. S., Melo, M. R. A., & Santos, J. S. dos. (2022). Validação de Instrumento em uma População Brasileira de Adolescentes em Conflito com a Lei. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 22(1), 271–291. https://doi.org/10.12957/epp.2022.66499

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento