O Papel da Home Literacy e da Educação Infantil no Desenvolvimento dos Precursores da Alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2019.46911Palavras-chave:
home literacy, alfabetização, educação infantilResumo
Neste estudo, investigou-se o papel do Home Literacy Environment e da Educação Infantil no desenvolvimento dos precursores da alfabetização: consciência fonológica e conhecimento de letras. Participaram da pesquisa 53 estudantes do 1º ano de escolas municipais de nível socioeconômico baixo e seus cuidadores, sendo analisadas: 1) as relações entre Home Literacy Environment e os precursores, por meio de correlações de Pearson, as quais não foram significativas; 2) a contribuição da Educação Infantil no desenvolvimento dos precursores, medida por meio de Testes t, comparando-se as diferenças entre os grupos 0 (pouca experiência) e 1 (com experiência em Educação Infantil), onde se obteve correlações significativas entre o conhecimento das letras e Consciência Fonológica. Esses dados sugerem que o Home Literacy Environment dessas crianças pode ser insuficiente para o desenvolvimento desses preditores, e, portanto, cursar a Educação Infantil influencia a alfabetização.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.