A networking model. The case of the International Center for Genetic Epistemology
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2018.42233Keywords:
Centro Internacional de Epistemologia Genética, CIEG, Historia, Piaget - Epistemologia Genética, PsicologiaAbstract
O artigo analisa o processo de constituição do Centro Internacional de Epistemologia Genética (CIEG), localizado na Universidade de Genebra entre 1955 e 1986. Este centro liderado por Jean Piaget contava com a colaboração de centenas de pesquisadores de todo o mundo e de diferentes disciplinas. Aqui, revisaremos a configuração dos circuitos centrípetos que levaram à constituição de uma instituição com dupla centralidade. Por um lado, levando em conta a história das circulações científicas internacionais, é viável reconhecer no CIEG um ponto de referência a partir do qual as viagens radiais de trocas sociais com diferentes comunidades científicas podem ser reconstruídas. Por outro lado, podemos identificar um programa de pesquisa que posicionou a psicologia no centro dos debates epistemológicos. Para contribuir com a análise histórica desse duplo movimento de centralização, geografia e teoria, examinamos o desenvolvimento de uma série de estratégias, do Centro, implantadas nos primeiros anos da década de 1950.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.