Encontro com a Psicanálise: experiências de estágio em uma clínica-escola

Autores

  • Cláudia Alquati Bisol Universidade de Caxias do Sul
  • Raquel Alquatti Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Thays Carvalho Gonem Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.37709

Palavras-chave:

clínica, psicanálise, estágio, psicologia

Resumo

A clínica-escola, enquanto espaço para realização de estágio em Psicologia Clínica, conjuga as dimensões da formação universitária e atendimento à comunidade. A Psicanálise é uma das modalidades clínicas e dispositivos teóricos que se apresentam aos estudantes como possibilidade para seu trabalho. Neste artigo, iniciamos problematizando as relações entre a Psicanálise e a Universidade, na tentativa de situar um lugar possível para a Psicanálise no contexto da formação em um curso de Psicologia. Em seguida, buscamos elementos para pensar a clínica nas recomendações de Freud aos jovens analistas. Por fim, articulamos estas questões à nossa experiência de estágio, realizado em uma clínica-escola de uma Universidade do sul do país. Consideramos que a desconstrução da lógica universitária em relação ao saber, a construção de uma escuta que não cede à linguagem e a atenção para o manejo das exigências institucionais são algumas das questões essenciais para um encontro possível dos estudantes com a Psicanálise.

Downloads

Publicado

25-10-2018

Como Citar

Bisol, C. A., Alquatti, R., & Gonem, T. C. (2018). Encontro com a Psicanálise: experiências de estágio em uma clínica-escola. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(3), 1200–1216. https://doi.org/10.12957/epp.2017.37709

Edição

Seção

Psicologia Clínica e Psicanálise