Indicadores de atraso no desenvolvimento em crianças de creche advindas de famílias de baixa renda

Autores

  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Felipe Alckmin-Carvalho Universidade de São Paulo - USP
  • Deisy Ribas Emerich Universidade de São Paulo - USP
  • Priscilla Veloz Cevallos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cristiane Silvestre de Paula Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.37701

Palavras-chave:

creches, desenvolvimento, Denver II, Estudo Transversal

Resumo

Avaliações periódicas precoces de indicadores de desenvolvimento são importantes para a elaboração de programas preventivos. O objetivo deste estudo foi identificar atrasos em indicadores globais de desenvolvimento em 100 crianças (idades entre 16-24 meses, média de 21,84 meses, DP+1,94), matriculadas em creches de um município do Estado de São Paulo. O instrumento de coleta de dados foi o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II (Denver II). Na amostra estudada, o domínio de maior prejuízo foi o da linguagem, seguido pelo domínio de cuidado pessoal-social. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de incluir na avaliação do desenvolvimento infantil fatores familiares e educacionais comumente associados a atrasos de desenvolvimento.

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Publicado

25-10-2018

Como Citar

Teixeira, M. C. T. V., Alckmin-Carvalho, F., Emerich, D. R., Cevallos, P. V., & Paula, C. S. de. (2018). Indicadores de atraso no desenvolvimento em crianças de creche advindas de famílias de baixa renda. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(3), 1042–1062. https://doi.org/10.12957/epp.2017.37701

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento