Desenvolvimento das relações entre humildade e gratidão na infância

Autores

  • Felipe Queiroz Siqueira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Lia Beatriz de Lucca Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.32764

Palavras-chave:

desenvolvimento, moral, virtudes, humildade, gratidão

Resumo

Neste estudo, investigou-se se existe desenvolvimento das relações entre gratidão e humildade na infância. Participaram 28 crianças, distribuídas em três grupos etários (6, 9 e 12 anos), pareadas por sexo. Como instrumento, utilizaram-se duas histórias: em uma delas, o benfeitor foi humilde; na outra, o benfeitor não foi humilde. Cada história foi seguida de uma entrevista semiestruturada. O sentimento de obrigatoriedade de retribuir um favor apresentou variações dependendo do tipo de benfeitor (humilde ou não-humilde). Houve uma maior tendência das crianças mais velhas levarem em conta a humildade e a ausência de humildade do benfeitor, em suas justificativas, quando comparadas com as crianças mais novas. Ao explicitar-se a diferença entre as histórias, a frequência de justificativas que mencionaram a falta de humildade do benfeitor aumentou em todas as idades e surgiu o tema da generosidade. Os resultados sugeriram que há desenvolvimento das relações entre gratidão e humildade na infância. Os dados encontrados contribuem para uma reflexão sobre a elaboração de programas educacionais para crianças, especialmente aqueles relacionados a virtudes.

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Publicado

15-03-2018

Como Citar

Siqueira, F. Q., & Freitas, L. B. de L. (2018). Desenvolvimento das relações entre humildade e gratidão na infância. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 16(3), 854–872. https://doi.org/10.12957/epp.2016.32764

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento