Seguindo as políticas de ação afirmativa no ensino superior pelas redes tecnossociais

Autores

  • Zuleika Köhler Gonzales Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Neuza Maria de Fátima Guareschi Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.20277

Palavras-chave:

políticas de ação afirmativa, redes tecnossociais, ciência cosmopolítica

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar a política de ação afirmativa para o ingresso no ensino superior, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da rede de associações que se faz em nome da igualdade e que se compõe por argumentos e controvérsias materializadas em diferentes formas. Para isso delineamos alguns procedimentos que formam o caminho de acesso à universidade através da reserva de vagas pelo quesito social e étnico racial. Consideramos esses procedimentos como redes que conectam tecnologias, resoluções legais, instituições e candidatos ao vestibular e, portanto, performadoras de realidades e versões de ensino superior. Para a discussão nos valemos dos estudos cosmopolíticos da ciência sobre as redes tecnossociais realizados por Latour, Stengers e Despret. Esperamos com este estudo, fomentar o debate de enfrentamento das desigualdades sociais pela via das ações afirmativas nas universidades, entendendo que é um debate que gera sempre controvérsias e está sempre agregando outros argumentos e ações.

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Publicado

20-12-2015

Como Citar

Gonzales, Z. K., & Guareschi, N. M. de F. (2015). Seguindo as políticas de ação afirmativa no ensino superior pelas redes tecnossociais. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(4), 1383–1397. https://doi.org/10.12957/epp.2015.20277