O cuidado no espaço escolar: ampliando as possibilidades de cuidar
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2015.20268Palavras-chave:
lógica do cuidado, lógica da escolha, escolaResumo
O presente artigo se destina a pensar como o cuidado pode ser performado nas práticas realizadas nos espaços escolares, partindo da orientação teórico-metodológica da Teoria Ator-rede (TAR). Percebe-se que os alunos são aqueles os quais se deve conduzir e os professores, aqueles que devem conduzi-los, muitas vezes sem saber ao certo a utilidade e a finalidade do que estão ensinando. A proposta é repensar esse espaço especialmente a partir das contribuições da obra de Annemarie Mol (2006) em seu livro A Lógica do Cuidado – Saúde e o problema da escolha do paciente. A autora propõe que o cuidado tem uma Lógica própria, intitulada por ela como Lógica do Cuidado, a qual se contrapõe à Lógica da Escolha. Ambas apresentam diferentes formas de estabelecer relações de cuidado que podem ampliar a rede do cuidar, sendo considerados todos os atores que a performam, compreendendo o processo de ensino-aprendizagem enquanto um conjunto de afetações, integrando a afetividade e a cognição.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.