Envolvimento paterno na mídia: publicações em revistas para pais e mães

Autores

  • Isabella Goulart Bittencourt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Larissa Paraventi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rovana Kinas Bueno Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Mello Sabbag Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria José Louise Caro Schulz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.17666

Palavras-chave:

relações pai-filho, paternidade, mídia

Resumo

Com as mudanças no contexto familiar, o pai vem ampliando seu papel, sendo a mídia um dos instrumentos que comunica, transmite e produz discursos sobre a paternidade. Neste estudo, tem-se como objetivo analisar o que as revistas Pais & Filhos e Crescer publicam sobre o pai e o envolvimento paterno. Para isso, sortearam-se 30 exemplares de cada revista, três por ano, de 2003 até 2013. Leram-se as reportagens e foram selecionadas as que se referiam ao pai. As 104 reportagens selecionadas da Revista Pais & Filhos e 94 da Revista Crescer foram analisadas conforme o conteúdo categorial temático segundo Bardin, utilizando-se o software ATLAS.ti. Como resultados, têm-se as categorias paternidade efamília, com nove e cinco elementos temáticos respectivamente. Os elementos temáticos predominantes em paternidade são: o novo pai (n=58),pai como modelo (n=48) e papel do pai (n=41). Já relações familiares (n=36), educação de filhos (n=34) e conjugalidade e paternidade (n=27) predominaram na categoria família. Portanto, com base na análise dos dados, conclui-se que as revistas pesquisadas apontam para uma imagem de pai envolvido, que interage com seu filho, disponibiliza-se e se responsabiliza pelos cuidados à criança.

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Publicado

30-07-2015

Como Citar

Bittencourt, I. G., Paraventi, L., Bueno, R. K., Sabbag, G. M., Schulz, M. J. L. C., & Vieira, M. L. (2015). Envolvimento paterno na mídia: publicações em revistas para pais e mães. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(2), 688–707. https://doi.org/10.12957/epp.2015.17666

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento