A convivência familiar no processo socioeducativo de adolescentes em privação de liberdade

Autores/as

  • Fernanda Cavalcanti de Medeiros Centro de Referência em Direitos Humanos - CRDH
  • Ilana Lemos de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.17659

Palabras clave:

família, sistema socioeducativo, adolescência

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de pesquisa realizada acerca da convivência familiar de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade. Foram realizadas rodas de conversa com familiares, bem como levantamento de informações em torno da participação das famílias nas rotinas socioeducativas, a partir da leitura dos Planos Individuais de Atendimento (PIAs) de quinze adolescentes. O método utilizado neste estudo foi o da pesquisa-ação. De modo geral, os relatos apontaram para graves violações à convivência familiar, culpabilização da família e insuficiência nos acompanhamentos às famílias. Enfatiza-se no SINASE a necessidade de apoio e trabalho com familiares dos socioeducandos, partindo-se da compreensão que a cidadania do adolescente não pode ser efetivada se não compartilhada com sua família, bem como da necessidade de mudanças nas condições de vida dessas famílias, para que seja possível vislumbrar formas de inserção e acesso aos bens socialmente produzidos, que superem o envolvimento com atos infracionais.

Publicado

2015-07-30

Cómo citar

Medeiros, F. C. de, & Paiva, I. L. de. (2015). A convivência familiar no processo socioeducativo de adolescentes em privação de liberdade. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(2), 568–586. https://doi.org/10.12957/epp.2015.17659

Número

Sección

Psicología Social