Trabalho docente e saúde: o caso dos professores da segunda fase do ensino fundamental

Autores

  • Maria do Socorro Sales Mariano Universidade Tiradentes
  • Hélder Pordeus Muniz Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Trabalho docente, Saúde mental, Professoras

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre a saúde mental e trabalho das professoras da segunda fase da rede pública do município de João Pessoa – PB. Utilizou as contribuições teóricas da psicodinâmica do trabalho, propondo-se analisar a dinâmica dos processos psíquicos pela confrontação do sujeito com a realidade do trabalho, objetivando um espaço de discussão que privilegiasse a intersubjetividade dos sujeitos na construção do sentido acerca do trabalho. A análise evidencia que as docentes vivenciam diferentes formas de sofrimento psíquico ao confrontar-se com as situações desfavoráveis de sua atividade. Por outro lado, as professoras desenvolvem estratégias de enfrentamento que amenizam o sofrimento e favorecem transformar a angústia em força propulsora de mudança, pois a presença do trabalho coletivo, o desenvolvimento de regras de ensino e o reconhecimento por parte dos alunos, se constituem como possibilidade de construção de saúde e de prazer no trabalho destas professoras.

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Publicado

01-06-2006

Como Citar

Mariano, M. do S. S., & Muniz, H. P. (2006). Trabalho docente e saúde: o caso dos professores da segunda fase do ensino fundamental. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 6(1), 76–88. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/11083

Edição

Seção

Temática: Trabalho Docente