Avaliação do nível de stress em profissionais de saúde
Palavras-chave:
Stress, Sistema único de saúde, Profissionais de saúdeResumo
A qualidade do atendimento em saúde depende, além de outros fatores, do estado físico e mental do profissional assistencial. Pesquisas voltadas à avaliação da saúde desses profissionais são fundamentais para manutenção da qualidade dos serviços. Objetivou-se neste estudo detectar presença de stress entre profissionais de saúde, fase do stress na qual se encontravam, predominância de sintomas, físicos e/ou psicológicos, e comparar o nível de stress entre as categorias. Participaram 31 profissionais de nível superior que atuavam em um Posto de Assistência Médica (PAM) da Zona Norte do Rio de Janeiro. Foram submetidos ao ISSL e a um Questionário Informativo. Dos profissionais avaliados, 58% encontravam-se estressados, dentre os quais, 94% na fase de resistência. Em 56% dos estressados houve predominância de sintomas físicos. Serviço social, enfermagem e medicina apresentaram maior incidência de stress. Sugere-se trabalhos de controle do stress para garantir bom nível de atendimento aos pacientes e boa qualidade de vida aos profissionais.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.