Submissões para o Dossiê Práticas Psi em espaços de privação e restrição de liberdade são prorrogadas até 30 de abril

16-04-2024

A revista Estudos e Pesquisas em Psicologia informa que o prazo de submissão de trabalhos para “Dossiê Práticas Psi em espaços de privação e restrição de liberdade” foi prorrogado até o dia 30 de abril de 2024. A proposta é reunir artigos científicos que discutam a atuação da psicologia em espaços pertencentes ao sistema prisional e ao sistema socioeducativo. O Dossiê será publicado no volume 24, com previsão de publicação em dezembro de 2024, contendo entre 15 e 23 artigos.

O dossiê objetiva agrupar imersões teórico-metodológicas nas regulações de demandas, impasses, desafios e possibilidades da psicologia enquanto ciência e profissão em instituições que, no contexto brasileiro, privam e restringem a liberdade de quase um milhão de pessoas adultas e quase 25.000 adolescentes. O foco será reunir contribuições originais que deem conta das movimentações que as práticas nesses espaços produzem na Psicologia e vice-versa. Nesse dossiê, daremos prioridade a manuscritos que discutam pesquisas de campo, bem como a relatos de experiência, desde que contem com significativa densidade analítica. Os manuscritos que forem considerados pertinentes pela equipe editorial do dossiê, seguirão para dois/duas pareceristas externos/as anônimos/as, no sistema de revisão por pares.

A submissão deverá ser feita até o dia 30 de abril de 2024 para a Seção Dossiê Práticas Psi. Recomendamos que os autores façam a leitura atenta das diretrizes da revista antes de realizar a submissão, visando evitar a rejeição de sua submissão pelo não atendimento a tais diretrizes ou pela falta de documentos.

 

As diretrizes estão disponíveis em https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/about/submissions