UMA DÉCADA DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: AVANÇOS (E)OU RETROCESSOS NA CONSTRUÇÃO DOS PRECEDENTES JUDICIAIS

Autores

  • Vanderlei Garcia Junior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2026.91713

Resumo

O presente estudo pretende analisar o sistema de precedente instaurado em nosso ordenamento jurídico, por ocasião dos 10 (dez) anos da entrada em vigência do Código de Processo Civil de 2.015, aproximando, inequivocamente, o sistema brasileiro, de civil law, aos sistemas jurídicos da common law, onde há a prevalência de maiores poderes aos magistrados por ocasião dos julgamentos de determinados casos, em especial de conferirem maiores eficácias à determinadas decisões ou de atribuírem poder de vinculação aos precedentes. Analisa-se o conceito de precedentes, realizando a devida distinção com as jurisprudências e as decisões judiciais em geral (sem efeito ou eficácia vinculantes), bem como preceitua os conceitos de ratio decidendi  e de obter dictum, e as técnicas de confronto e superação dos precedentes, assim conhecidas como distinguishing, overruling e overriding. Por fim, estuda-se a consolidação do fortalecimento institucional do próprio Poder Judiciário, a estabilidade do direito, a segurança das relações jurídicas e a confiança transmitida aos jurisdicionados, a partir da instituição de um sistema de precedentes erigidos pelo CPC/15, prestigiando, assim, os princípios e as normas infra e constitucionais.

Biografia do Autor

Vanderlei Garcia Junior, Universidade de São Paulo

Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP, mestre em Direito Processual Civil pela FADISP. Pesquisador visitante na Columbia University, na Universidade de Roma II - Tor Vergata e Université Paris I Panthéon-Sorbonne. Especialista em Negociação e Comportamento Humano pela PUC/RS, pós-graduado em Direito Processual Civil pela EPM e em Direito Privado pela FDDJ.  Professor de Direito Civil e Processo Civil da Universidade São Judas Tadeu (USJT) e de cursos de pós-graduação em Direito da Universidade Presbiterana Mackenzie, da Escola Paulista de Direito (EPD) e da Escola Brasileira de Direito (EBRADI).  Coordenador do Programa Avançado de Negociação (PAN). Membro efetivo do IASP, do IBDP, do CEAPRO, do IDIP e do IBDCont. Advogado, consultor jurídico e árbitro. E-mail: profvanderleijunior@gmail.com. ORCID nº 0000-0002-4861-5384.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

GARCIA JUNIOR, Vanderlei. UMA DÉCADA DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: AVANÇOS (E)OU RETROCESSOS NA CONSTRUÇÃO DOS PRECEDENTES JUDICIAIS. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, 2025. DOI: 10.12957/redp.2026.91713. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/91713. Acesso em: 4 fev. 2026.