MEDIAÇÃO ADMINISTRATIVA EM LITÍGIOS COLETIVOS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS: POSSIBILIDADES E LIMITES DO CONTROLE A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO NO CAMPO DO DIREITO EDUCACIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Rogério Pacheco Alves Universidade Federal Fluminense
  • Emiliano Brunet FND/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2026.91673

Resumo

Este artigo realiza um estudo de caso sobre o uso da mediação administrativa na resolução de litígios coletivos que envolvam o Estado e tenham por objeto o controle de políticas públicas. Seu objetivo é o de discutir os desafios implicados no uso da mediação administrativa a partir da identificação de determinadas dimensões que tornam o caso estudado paradigmático e permitem a exploração, a partir dele, de aprendizados e reflexões aplicáveis a outras situações. O caso estudado envolve o uso da mediação administrativa no curso de uma ação civil pública ajuizada em face do Estado do Rio de Janeiro envolvendo o controle da política de educação especial. São elencadas como principais dimensões de análise, tomando por base o caráter estrutural do litígio, a especificidade dos litígios que envolvem o Estado, notadamente sob o prisma das prerrogativas processuais da Administração Pública, e os desafios que decorrem da percepção de que o controle de políticas públicas não pode desconsiderar que estas resultam de uma delicada articulação de atores e recursos por meio de um arranjo jurídico-institucional, que pode ser impactado. A delimitação destas dimensões de análise será feita a partir de revisão bibliográfica e o estudo de caso será realizado a partir de metodologia de estudo empírico baseada na articulação entre os elementos contextuais, na delimitação do caso propriamente dito a partir dos dados obtidos e na discussão do material a partir das dimensões analíticas previamente trabalhadas. Como resultado apresenta-se uma discussão sobre as possibilidades e limites de tal modelo relativamente a litígios coletivos sobre políticas públicas.

Biografia do Autor

Rogério Pacheco Alves, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional (PUC-Rio), Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UFF. E-mail: rogeriopachecoalves@id.uff.br. ORCID: 0000-0003-0531-8950.

Emiliano Brunet, FND/UFRJ

Doutor em Ciência Política (IESP-UERJ), Professor Adjunto da Faculdade Nacional de Direito – UFRJ.  E-mail: brunet.emiliano@gmail.com. ORCID: 0000-0001-5157-8775.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

PACHECO ALVES, Rogério; BRUNET, Emiliano. MEDIAÇÃO ADMINISTRATIVA EM LITÍGIOS COLETIVOS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS: POSSIBILIDADES E LIMITES DO CONTROLE A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO NO CAMPO DO DIREITO EDUCACIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, 2025. DOI: 10.12957/redp.2026.91673. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/91673. Acesso em: 4 fev. 2026.