BREVE ANÁLISE DA APROXIMAÇÃO ENTRE CIVIL LAW E COMMON LAW, A PARTIR DO DENOMINADO “SISTEMA DE PRECEDENTES BRASILEIRO”.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2026.90737

Resumo

O texto busca apresentar breves considerações acerca da alegada aproximação das famílias da civil law e da common law, especialmente em decorrência do aumento da produção legislativa nos países dessa última família e pela internalização de sistemas que valorizam precedentes por países que têm como sistema jurídico a civil law. Portanto, o objeto do presente trabalho é investigar se realmente estão ocorrendo transplantes ou migrações, observando como perspectiva de comparação o Brasil e os países da common law, em especial os Estados Unidos e a Inglaterra.

Biografia do Autor

Fábio Häggsträm, IDP

Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP. Especialista em Direito Público pela Faculdade Projeção. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela UNIRITTER. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Advogado concursado da Caixa Econômica Federal. Atualmente é Gerente Nacional de Tribunais Superiores.

Luiz Guilherme Pennacchi Dellore, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor e mestre em Direito Processual pela USP. Mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP. Visiting Scholar (pós-doutorado) na Syracuse University e Cornell University (EUA). Professor de Direito Processual do Mackenzie, do IBMEC e da Escola Paulista do Direito. Advogado concursado da Caixa Econômica Federal. Ex-assessor de ministro do STJ. Membro do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Processual), IIDP (Instituto Ibero-americano de Derecho Procesal). Diretor do Ceapro (Centro de Estudos Avançados de Processo).

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

GUIMARÃES HÄGGSTRÄM, Fábio; PENNACCHI DELLORE, Luiz Guilherme. BREVE ANÁLISE DA APROXIMAÇÃO ENTRE CIVIL LAW E COMMON LAW, A PARTIR DO DENOMINADO “SISTEMA DE PRECEDENTES BRASILEIRO”. . Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, 2025. DOI: 10.12957/redp.2026.90737. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/90737. Acesso em: 4 fev. 2026.