O FLORENCE ACCESS-TO-JUSTICE PROJECT E O GLOBAL ACCESS TO JUSTICE PROJECT

PANORAMA GERAL SOBRE OS PROJETOS GLOBAIS DE ACESSO À JUSTIÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2025.90150

Resumo

Este artigo didático-descritivo apresenta as principais linhas do amplamente conhecido Florence Access-to-Justice Project, denominado também por Projeto Florença, capitaneado por Mauro Cappelletti na década de 1970, e do Global Access to Justice Project, o novo projeto global de acesso à justiça de iniciativa brasileira. A pesquisa está dividida em dois momentos. No primeiro, será analisado o Florence Access-to-Justice Project, o seu desenvolvimento, algumas generalidades e informações, assim como a sua importância para o desenvolvimento do tema “acesso à justiça” no mundo, sobretudo diante dos resultados contemplados na obra Access to Justice: the worldwide movement to make rights effective: a general report, bem como, de algumas outras passagens desse recorte. No segundo, desvelando-se como o principal objetivo deste trabalho, serão fornecidos detalhes e dados sobre o Global Access to Justice Project, visando apresentar a sua história, a sua estrutura (seus coordenadores, suas divisões nacionais e também regionais), o seu procedimento, os seus colaboradores, os seus apoiadores, a sua proposta e as suas etapas, privilegiando o fornecimento massivo de dados obtidos até o momento e, ao fim, descrevendo os resultados obtidos até o início do ano de 2025, indicando quais são os países que forneceram os seus respectivos relatórios gerais (no total, foram trinta) e o seu atual estágio de desenvolvimento, que se encontra aparentemente em hiato diante de algumas adversidades que obstaram o fluxo de trabalho inicialmente estabelecido, como a ausência de financiamento, a ausência de interesse editorial por conta de sua política de acesso aberto, algumas questões linguísticas e o entrave ocasionado pelo triste episódio da pandemia da Covid-19 em momento crucial de seu desenvolvimento, conforme relatado pelos seus Coordenadores Gerais. Também, contribui-se com pequenas e breves sugestões para a retomada do projeto global, como investir em maior divulgação das suas atividades, apresentando-o para novos pesquisadores, inclusive, com mecanismos de contribuição popular, possibilitando encontrar enfoques diferenciados aos já estabelecidos e criando, de forma otimista, uma rede permanente de pesquisadores internacionais sobre o tema relacionado ao acesso à justiça.

Biografia do Autor

Guilherme Christen Möller, Università degli Studi di Firenze

Dottore di Ricerca in Scienze Giuridiche pela Università degli Studi di Firenze (UniFi) e Doutor e Mestre em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), do Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal (IIDP) e da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro). Advogado (OAB/SC n. 51.682 e OAB/RJ n. 259.139) no Coelho, Murgel e Atherino Advogados, com sede na Avenida Rio Branco, n. 138, 10° andar, sala 1002, Centro, Rio de Janeiro, RJ. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0168074867678392. E-mail: contato@guilhermechristenmoller.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6237-3166.

Downloads

Publicado

2025-08-30

Como Citar

MÖLLER, Guilherme Christen. O FLORENCE ACCESS-TO-JUSTICE PROJECT E O GLOBAL ACCESS TO JUSTICE PROJECT: PANORAMA GERAL SOBRE OS PROJETOS GLOBAIS DE ACESSO À JUSTIÇA. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 26, n. 3, 2025. DOI: 10.12957/redp.2025.90150. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/90150. Acesso em: 12 nov. 2025.