ENFOQUE SISTÉMICO DE LA JUSTICIA CIVIL DESDE EL DERECHO PROCESAL Y LAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Santiago Pereira Campos Universidad de Montevideo (Uruguay).

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2025.88856

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar os elementos que compõem as interações da Justiça Civil, bem como as relações entre o Direito Processual e as políticas públicas sobre justiça no contexto de dos processos de reformas e outras formas de fortalecimento da Justiça Civil. O conceito de sistema pode ser compreendido como um conjunto de elementos que se interrelacionam com um objetivo comum. Volta-se a compreender que não somente o Poder Judiciário integra o sistema de justiça. Isso porque, também envolve entidades e mecanismos nos quais as pessoas podem encontrar soluções para os seus conflitos ou problemas de relevância jurídica. Nessa implementação, a justiça deve concretizar a garantia dos direitos estabelecidos nas normas nacionais e internacionais. Portanto, por exemplo, dado que os recursos públicos são escassos, a realização de determinados objetivos deve priorizar o seu planejamento adequado. E, nessa tarefa, devem responder à questão de quais são os meios utilizados e os resultados obtidos no desempenho da função pública. E, nas complexidades de se alcançar a justiça, a questão da gratuidade de justiça se torna questão relevante, na medida em que se indaga se deve ser gratuita ou se deve impor encargos que financiem e desencorajem a sua utilização indevida. No mesmo contexto, surgem questões sobre como fornecer o maior número de respostas possíveis com o menor custo. Naturalmente, a análise da “desjudicialização” forma parte do processo de reforma da justiça civil e conduz a incentivos à adoção da mediação e da arbitragem como formas de ultrapassar o congestionamento da justiça. Nessa reflexão, procura-se também compreender como questões constitucionais fundamentais poderiam ser resolvidas através do diálogo institucionalizado que deve envolver os diferentes poderes, bem como os próprios cidadãos.

Biografia do Autor

Santiago Pereira Campos, Universidad de Montevideo (Uruguay).

Doctor en Derecho por la Universidad de Salamanca. Profesor Titular de Derecho Procesal y Director de la Maestría en Derecho Procesal y Litigación de la Universidad de Montevideo (Uruguay). Presidente del Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal. Miembro del Consejo de la Asociación Internacional de Derecho Procesal. Ex Presidente del Consejo Directivo del Centro de Estudios de Justicia de las Américas (CEJA). @SantiagoPCampos spereira@rap.com.uy.

Publicado

2024-12-27

Como Citar

PEREIRA CAMPOS, Santiago. ENFOQUE SISTÉMICO DE LA JUSTICIA CIVIL DESDE EL DERECHO PROCESAL Y LAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.12957/redp.2025.88856. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/88856. Acesso em: 18 mar. 2025.