JUDICIARY OF THE 21ST CENTURY: HOW THE LITERATURE SUGGESTS A NEW WAY TO EVALUATE THE JUDICIARY USING THE PERCEPTION OF CITIZENS

Autores

  • Carlos Augusto Costa
  • Raul Manuel Silva Laureano
  • Carla Winter Afonso

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2024.85249

Resumo

É fundamental implementar uma nova forma de avaliar o Judiciário considerando a percepção dos cidadãos, especialmente em pleno século XXI, com a necessidade premente de incluir a sociedade na discussão do aperfeiçoamento do serviço público. Além de utilizar informações de especialistas como advogados, servidores públicos e juízes, o cidadão pode apresentar um novo olhar que ajudará a melhorar a qualidade dos serviços do Judiciário. O objetivo deste artigo é apresentar o estado da arte no tema “Avaliação do Judiciário” e como a percepção do cidadão pode fazer parte desse processo. Os resultados do estudo teórico mostraram que há carência    de estudos sobre avaliação cidadã e do Judiciário, e, portanto, haverá uma clara contribuição se ressaltarmos a necessidade de incluir o cidadão em um modelo de avaliação do Judiciário.

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar

COSTA, Carlos Augusto; SILVA LAUREANO, Raul Manuel; WINTER AFONSO, Carla. JUDICIARY OF THE 21ST CENTURY: HOW THE LITERATURE SUGGESTS A NEW WAY TO EVALUATE THE JUDICIARY USING THE PERCEPTION OF CITIZENS. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, 2024. DOI: 10.12957/redp.2024.85249. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/85249. Acesso em: 1 maio. 2025.