PENSAMENTOS SOBRE O ENSINO DO DIREITO DAS CRIANÇAS EM PORTUGAL

Autores

  • Rossana Martingo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2024.81920

Resumo

O Direito da Família, onde se enquadra o Direito das Crianças, tem sofrido várias alterações legislativas nas últimas décadas. Na verdade, o seu objeto sempre foi especialmente suscetível às mudanças (sociais, económicas, morais, políticas, etc). A própria noção de família vai alterando com o tempo. O conceito variará conforme a interpretação de cada um, ainda que existam balizas legais que auxiliem a interpretação.  Ainda assim, é clara a evolução que tem ocorrido neste contexto, desafiando o legislador e o intérprete a progredirem e a se adaptarem. Foi esta a premissa do presente texto: analisar autonomamente o Direito das Crianças, perceber os avanços que têm ocorrido nestas matérias e refletir sobre a a forma de transmitir os conteúdos programáticos aos alunos destas temáticas. Os conhecimentos lecionados nas aulas e apreendidos pelos estudantes deverão permitir uma sensibilidade jusfamiliar que lhes servirá na vida prática. Conhecer os princípios e os fundamentos teóricos não será o bastante. A formação nestas matérias deve almejar dotar os estudantes de conhecimentos suficientes para que estes, perante situações concretas, saibam empregá-los. Promover a ciência jurídico-familiar aplicada será um desafio a que julgamos essencial na abordagem destas matérias.

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Publicado

2024-02-07

Como Citar

MARTINGO CRUZ, Rossana. PENSAMENTOS SOBRE O ENSINO DO DIREITO DAS CRIANÇAS EM PORTUGAL. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, 2024. DOI: 10.12957/redp.2024.81920. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/81920. Acesso em: 1 maio. 2025.