DIGRESSÕES NECESSÁRIAS SOBRE A “(IR)RECORRIBILIDADE” DA DECISÃO QUE INADMITE O INGRESSO DO AMICUS CURIAE NO PROCESSO JUDICIAL

Autores

  • Cristina Grobério Pazó Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
  • Getulio Ramos Pimentel Junior Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Palavras-chave:

Amicus curiae. Possibilidade recursal. Legitimidade. Código de Processo Civil. Contexto democrático.

Resumo

O presente artigo analisa a possibilidade de interposição de recurso, por parte de terceiro, da decisão judicial que o inadmite como amicus curiae. O Código de Processo Civil é claro em disciplinar que a decisão que admite a intervenção é irrecorrível, entretanto, há lacuna em relação à decisão que inadmite a intervenção. O Supremo Tribunal Federal não possui jurisprudência pacificada em relação ao tema, ainda que siga a tendência de reconhecer a possibilidade recursal no processo objetivo e rejeitá-la no processo subjetivo. A justificativa para a escolha do tema se relaciona com a relevância conferida aos amici curiae atualmente, tendo em vista o tratamento dado pelo Código de Processo Civil de 2015 à matéria, que confirmou a possibilidade de utilização do instituto não apenas em sede das instâncias excepcionais, mas também nas instâncias ordinárias – e em face da importância de tal figura processual num contexto democrático e de constante abertura hermenêutica no processo civil.

Biografia do Autor

Cristina Grobério Pazó, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho – UGF. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora de Direito Privado na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). E-mail: crispazo@uol.com.br.

Getulio Ramos Pimentel Junior, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestrando em Direito Processual pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Advogado no Menna Barreto Advogados. E-mail: getuliorpj@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

PAZÓ, Cristina Grobério; PIMENTEL JUNIOR, Getulio Ramos. DIGRESSÕES NECESSÁRIAS SOBRE A “(IR)RECORRIBILIDADE” DA DECISÃO QUE INADMITE O INGRESSO DO AMICUS CURIAE NO PROCESSO JUDICIAL. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/73409. Acesso em: 18 mar. 2025.