COMO E PORQUE TESES SEMANTICAMENTE CONGELADAS NÃO SÃO PRECEDENTES: APORTES A PARTIR DO COMMON LAW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2023.73365

Palavras-chave:

Common law, Precedentes, Direito Jurisprudencial, Ratio Decidendi, Verbetes.

Resumo

O presente artigo se presta a analisar as principais características do manejo de precedentes próprias do common law, para então confronta-las com a praxe brasileira de lida com o, assim chamado, Direito Jurisprudencial. Tem por objetivo detectar semelhanças e diferenças entre o trato com a jurisprudência no Brasil e no common law. Para tanto, esmiúça quatro características fulcrais dessa família jurídica: (i) o caráter hermenêutico do trato com precedentes; (ii) a razão pela qual um precedente é vinculante; (iii) a compreensão do que é e como se extrai o elemento vinculante de um precedente; (iv) quem decide o que é e o que não é um precedente. A partir disso, é demonstrado que o modo como lidamos com os “precedentes brasileiros” muito diverge do que ocorre no common law, sendo uma tendência o congelamento de teses em verbetes, que acabam se descolando do caso e fundamentos que lhe deram origem. Ao final, pois, conclui-se que o método de trabalho com “precedentes” no Brasil é muito distinto daquele desenvolvido no common law, trazendo consigo enormes riscos hermenêuticos.

Biografia do Autor

GUILHERME LUNELLI, PUCSP

Mestre e doutorando pela PUC-SP. Defensor Público de Mato Grosso do Sul.

Georges Abboud, PUC-SP e IDP-DF.

Livre-Docente, Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professor de Processo Civil da PUC-SP e do programa de mestrado e doutorado em direito constitucional do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP-DF.

Downloads

Publicado

2023-10-16 — Atualizado em 2023-10-16

Versões

Como Citar

LUNELLI, G., & Abboud, G. (2023). COMO E PORQUE TESES SEMANTICAMENTE CONGELADAS NÃO SÃO PRECEDENTES: APORTES A PARTIR DO COMMON LAW. Revista Eletrônica De Direito Processual, 24(3). https://doi.org/10.12957/redp.2023.73365