ASPECTOS PROCESSUAIS RELATIVOS À DEFICIÊNCIA NO RELATÓRIO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE NULIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2025.72188

Palavras-chave:

nulidade processual, princípio do contraditório, prova emprestada, relatório da sentença, suicídio de paciente psiquiátrico

Resumo

Ação de indenização foi proposta em face de médico psiquiatra que teria, em razão do exercício da profissão, levado paciente seu a cometer suicídio por prescrição inadequada de medicação. A parte autora insistiu por prova pericial, mas o juiz julgou antecipadamente o mérito, decidindo pela improcedência do pedido, com base em cópias do Inquérito Policial onde consta Laudo Pericial do IML concluindo pela inexistência de erro médico. Interposta apelação, o Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão do juízo a quo. Entretanto, do exame do acórdão, em especial quanto ao constante de seu deficiente relatório, pode-se aferir que, contrariamente ao decidido, o conjunto probatório não foi diligentemente apreciado e, em não o tendo sido, quais os demais vícios e nulidades? Este trabalho tem como objetivo geral investigar eventuais vícios e nulidades extraídas do exame da decisão objeto de estudo. Como objetivos específicos: a) narrar o caso; b) demonstrar a importância das funções do relatório e a nulidade decorrente de sua deficiência; c) apresentar os demais vícios e nulidades. É uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa do problema. O método de abordagem foi o indutivo. Quanto aos procedimentos técnicos, é um estudo de caso.

Biografia do Autor

Roberta Marina Cioatto, Centro Universitário Paraíso - Unifap de Juazeiro do Norte - CE

Doutoranda em Direito pela UFSC. Mestre em Direito pela UNISC. Professora do UNIFAP.

Manoel Urbano de Sá Neto, Centro Universitário Paraíso - UniFAP

Graduado pelo Centro Universitário Paraíso - UniFAP. Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. Advogado. Estudante do OSPP.

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

CIOATTO, Roberta Marina; DE SÁ NETO, Manoel Urbano. ASPECTOS PROCESSUAIS RELATIVOS À DEFICIÊNCIA NO RELATÓRIO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE NULIDADES. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.12957/redp.2025.72188. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/72188. Acesso em: 18 mar. 2025.