O NOVO ENSINO MÉDIO E AS “DESVENTURAS EM SÉRIE” DA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92692Resumo
O texto é fruto de pesquisa realizada no âmbito da pós-graduação, durante os últimos dez anos. O objetivo do artigo é apresentar a problemática do Novo Ensino Médio em uma abordagem que consideramos inegociável para compreender a reforma dentro das peculiaridades da educação, da economia e da sociedade brasileira, destacando seus traços de continuidade com debates passados e com a presença do empresariado na educação. Debatemos a reforma na linha das desventuras históricas que refletem uma correlação de forças permanentemente negativa em termos de resultante, apesar das inúmeras lutas em torno do tema. Sem qualquer tentativa de apresentar o presente como mera continuidade do passado ou como desdobramento teleológico do processo histórico, trabalhamos o tema com base pensamento dialético, destacando as contradições em torno do tema como aspecto constituinte e estruturante da realidade brasileira, o que pode oferecer melhores compreensões acerca não da existência apenas, mas principalmente da dimensão e do significado deste modelo de Ensino Médio no tempo presente. Concluímos que a luta contra o Novo Ensino Médio e por sua total revogação deve ser acompanhada da negação de seus traços históricos, com vistas a buscar o deslocamento da força resultante a favor dos trabalhadores da educação.
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