A ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE): AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR (A)
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92646Resumo
O presente trabalho irá discutir acerca do relatório da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) intitulado por “Competências para o Progresso Social: o poder das competências socioemocionais” analisando especificamente o capítulo de número um denominado por: “O papel da educação e das competências no mundo atual” e sua relação com as competências socioemocionais na formação da juventude. A OCDE tem importante papel na promoção e viabilização das competências socioemocionais no Brasil, principalmente por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM), Lei nº13.415/2017, tendo apoio do Instituto Ayrton Senna, do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Na análise metodológica faz-se necessário visitar o relatório produzido pela OCDE com base em estudos desenvolvidos pela organização, a BNCC na etapa das competências a serem exploradas e desenvolvidas no espaço escolar.
Palavras-chave: Competências Socioemocionais; OCDE; Educação; Formação; Classe Trabalhadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Peroba Loureiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.