A ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE): AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR (A)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92646

Resumo

O presente trabalho irá discutir acerca do relatório da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) intitulado por “Competências para o Progresso Social: o poder das competências socioemocionais” analisando especificamente o capítulo de número um denominado por: “O papel da educação e das competências no mundo atual” e sua relação com as competências socioemocionais na formação da juventude. A OCDE tem importante papel na promoção e viabilização das competências socioemocionais no Brasil, principalmente por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM), Lei nº13.415/2017, tendo apoio do Instituto Ayrton Senna, do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Na análise metodológica faz-se necessário visitar o relatório produzido pela OCDE com base em estudos desenvolvidos pela organização, a BNCC na etapa das competências a serem exploradas e desenvolvidas no espaço escolar.

Palavras-chave: Competências Socioemocionais; OCDE; Educação; Formação; Classe Trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-12

Como Citar

PEROBA LOUREIRO, Bruna. A ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE): AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR (A) . Revista Desenvolvimento & Civilização, Rio de Janeiro, Brasil, v. 6, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/rdciv.2025.92646. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdciv/article/view/92646. Acesso em: 3 dez. 2025.