NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: O QUE ADOTAR NEGAR E RESISTIR?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92644

Resumo

: O presente trabalho contempla estudos e debates que se fundamentam no materialismo histórico-dialético e elege a Pedagogia Histórico-Crítica como lâmpada central para a compreensão e análise dos fundamentos da política educacional e os fins do novo ensino médio no Brasil. Como eixo norteador observa as relações entre: trabalho e educação; Estado, sociedade civil e políticas educacionais sem desconsiderar a crítica às tendências contemporâneas de esvaziamento da educação básica e principalmente do sentido do trabalho docente no contexto de subordinação às pedagogias e políticas educacionais hegemônicas que retroalimentam o capitalismo no Brasil. Considerando a questão - é possível incorporar/superar  como bem nos propõe a metáfora da curvatura da vara -  a pedagogia dos sentidos centrada na resolução de problemas práticos do cotidiano? - com efeito, o presente artigo, examina a história de Reforma do Novo Ensino Médio (2017) no Brasil, com destaque para seus objetivos oficiais, frente às disputas ideológicas presentes, suas pedagogias norteadoras com desdobramentos importantes no que tange à nova concepção de currículo escolar e de trabalho docente e discente frente os desafios impostos pela reestruturação produtiva que marca o mundo do trabalho e o projeto societário em curso.

Biografia do Autor

Jeferson Marques da Silva, UNIRIO

Pedagogo Formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2023), Pos-graduando do Curso de Especializaçao pela mesma unidade (2025). Servidor do quadro docente da Rede Municipal do Rio de Janeiro (2024-atual).

Rosimeri da Silva Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Com Doutorado em Historia da Educação pela UNICAMP (2013). Graduada em Pedagogia (2000) e Mestre em Educação (2005) pela - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2001). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR,/ UNICAMP. Presidente do Fórum Continuo de Assuntos Históricos e Educacionais - FOCAHE

DALTON JOSE ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professor Associado IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui Graduação em Filosofia, com Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992) e Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), bem como Mestrado e Doutorado em Educação, na área de Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (Ano de 2000 e 2005, respectivamente). Docente da disciplina Educação e Trabalho do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIRIO, na modalidade presencial (vespertino e noturno) e na modalidade de educação a distância (LIPEAD), desde o seu ingresso na Instituição, em setembro de 2009. Eventualmente, atua na docência de Educação e Filosofia, Educação e Economia Política na Graduação, de acordo com a necessidade. Atua na Extensão, na Coordenação e/ou Vice-Coordenação de Projetos, na área de ensino de filosofia e/ou sobre a Pedagogia Histórico-Critica, em defesa da escola pública como instrumento de transformação social. Professor permanente do Mestrado Profissional em Filosofia em Rede (PROF-FILO) da UNIRIO

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Marques da Silva, J., da Silva Pereira, R., & JOSE ALVES, D. (2025). NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: O QUE ADOTAR NEGAR E RESISTIR?. Revista Desenvolvimento & Civilização, 6(2). https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92644