NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: O QUE ADOTAR NEGAR E RESISTIR?
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92644Abstract
: O presente trabalho contempla estudos e debates que se fundamentam no materialismo histórico-dialético e elege a Pedagogia Histórico-Crítica como lâmpada central para a compreensão e análise dos fundamentos da política educacional e os fins do novo ensino médio no Brasil. Como eixo norteador observa as relações entre: trabalho e educação; Estado, sociedade civil e políticas educacionais sem desconsiderar a crítica às tendências contemporâneas de esvaziamento da educação básica e principalmente do sentido do trabalho docente no contexto de subordinação às pedagogias e políticas educacionais hegemônicas que retroalimentam o capitalismo no Brasil. Considerando a questão - é possível incorporar/superar como bem nos propõe a metáfora da curvatura da vara - a pedagogia dos sentidos centrada na resolução de problemas práticos do cotidiano? - com efeito, o presente artigo, examina a história de Reforma do Novo Ensino Médio (2017) no Brasil, com destaque para seus objetivos oficiais, frente às disputas ideológicas presentes, suas pedagogias norteadoras com desdobramentos importantes no que tange à nova concepção de currículo escolar e de trabalho docente e discente frente os desafios impostos pela reestruturação produtiva que marca o mundo do trabalho e o projeto societário em curso.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Jeferson Marques da Silva, Rosimeri da Silva Pereira, DALTON JOSE ALVES

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.

Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.