NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: O QUE ADOTAR NEGAR E RESISTIR?
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92644Resumo
: O presente trabalho contempla estudos e debates que se fundamentam no materialismo histórico-dialético e elege a Pedagogia Histórico-Crítica como lâmpada central para a compreensão e análise dos fundamentos da política educacional e os fins do novo ensino médio no Brasil. Como eixo norteador observa as relações entre: trabalho e educação; Estado, sociedade civil e políticas educacionais sem desconsiderar a crítica às tendências contemporâneas de esvaziamento da educação básica e principalmente do sentido do trabalho docente no contexto de subordinação às pedagogias e políticas educacionais hegemônicas que retroalimentam o capitalismo no Brasil. Considerando a questão - é possível incorporar/superar como bem nos propõe a metáfora da curvatura da vara - a pedagogia dos sentidos centrada na resolução de problemas práticos do cotidiano? - com efeito, o presente artigo, examina a história de Reforma do Novo Ensino Médio (2017) no Brasil, com destaque para seus objetivos oficiais, frente às disputas ideológicas presentes, suas pedagogias norteadoras com desdobramentos importantes no que tange à nova concepção de currículo escolar e de trabalho docente e discente frente os desafios impostos pela reestruturação produtiva que marca o mundo do trabalho e o projeto societário em curso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jeferson Marques da Silva, Rosimeri da Silva Pereira, DALTON JOSE ALVES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.