ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UMA ANÁLISE DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NA REDE FEDERAL DE EPT (1995–2019) A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92613

Resumo

Este trabalho tem por objetivo abordar a trajetória das reformas educacionais na Rede Federal, a partir de uma revisão de literatura, analisando seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco na função social da educação. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à revisão de literatura com base em três fontes: o Banco de Teses e Dissertações da Capes, o Portal de Periódicos da Capes e lives, aulas e palestras disponíveis online. Os resultados apontam que as reformas implementadas entre 1995 e 2003 priorizaram a separação entre a formação propedêutica e a formação profissional, promovendo a elitização dessas instituições. Por sua vez, as reformas realizadas no período de 2004 a 2015 buscaram promover uma formação integral, articulando os diferentes saberes. Finalmente, o período de 2016 a 2019 representou um retrocesso, marcado pela desestruturação das políticas educacionais e por revisões curriculares que fragilizaram o papel social da Rede Federal.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

LOPES MACIEL, Samanta; LIMA, Marcelo. ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UMA ANÁLISE DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NA REDE FEDERAL DE EPT (1995–2019) A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA. Revista Desenvolvimento & Civilização, Rio de Janeiro, Brasil, v. 6, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/rdciv.2025.92613. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdciv/article/view/92613. Acesso em: 3 dez. 2025.