ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UMA ANÁLISE DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NA REDE FEDERAL DE EPT (1995–2019) A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92613Resumo
Este trabalho tem por objetivo abordar a trajetória das reformas educacionais na Rede Federal, a partir de uma revisão de literatura, analisando seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco na função social da educação. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à revisão de literatura com base em três fontes: o Banco de Teses e Dissertações da Capes, o Portal de Periódicos da Capes e lives, aulas e palestras disponíveis online. Os resultados apontam que as reformas implementadas entre 1995 e 2003 priorizaram a separação entre a formação propedêutica e a formação profissional, promovendo a elitização dessas instituições. Por sua vez, as reformas realizadas no período de 2004 a 2015 buscaram promover uma formação integral, articulando os diferentes saberes. Finalmente, o período de 2016 a 2019 representou um retrocesso, marcado pela desestruturação das políticas educacionais e por revisões curriculares que fragilizaram o papel social da Rede Federal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Samanta Lopes Maciel, Marcelo Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.