ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UMA ANÁLISE DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NA REDE FEDERAL DE EPT (1995–2019) A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92613Resumo
Este trabalho tem por objetivo abordar a trajetória das reformas educacionais na Rede Federal, a partir de uma revisão de literatura, analisando seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco na função social da educação. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à revisão de literatura com base em três fontes: o Banco de Teses e Dissertações da Capes, o Portal de Periódicos da Capes e lives, aulas e palestras disponíveis online. Os resultados apontam que as reformas implementadas entre 1995 e 2003 priorizaram a separação entre a formação propedêutica e a formação profissional, promovendo a elitização dessas instituições. Por sua vez, as reformas realizadas no período de 2004 a 2015 buscaram promover uma formação integral, articulando os diferentes saberes. Finalmente, o período de 2016 a 2019 representou um retrocesso, marcado pela desestruturação das políticas educacionais e por revisões curriculares que fragilizaram o papel social da Rede Federal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Samanta Lopes Maciel, Marcelo Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.