IMPACTOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO DO CÂMPUS SÃO CARLOS DO IFSC
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92607Resumo
Este artigo é resultado de uma dissertação do Mestrado ProfEPT, que investigou os efeitos da Reforma do Ensino Médio e das Novas Diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica - EPT nos cursos técnicos integrados de Agropecuária e Edificações do Instituto Federal da Santa Catarina – IFSC, Câmpus São Carlos. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e análise de documentos nacionais e do IFSC. A pesquisa bibliográfica dialogou com autores que defendem a educação para a formação integral do ser humano. A pesquisa documental analisou os principais documentos que orientam os cursos técnicos integrados no IFSC, para entender como a instituição se posicionou diante da Reforma do Ensino Médio, estabelecida pela Lei 13415/2017. O estudo mostra que o IFSC tem enfrentado desafios e tensões na implementação da Reforma do Ensino Médio, que impõe uma nova organização curricular para os cursos técnicos integrados, baseada na flexibilização e nos itinerários formativos. A análise dos PPCs evidenciou a redução de cargas horárias de várias disciplinas como impacto da reforma. Identificou-se, porém, o movimento de resistência e o trabalho coletivo dos servidores para desenvolver estratégias que possibilitassem elaborar PPCs alinhados à formação integral dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Israel da Silva Mota, Adriano Larentes da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.