IMPACTOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO DO CÂMPUS SÃO CARLOS DO IFSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92607

Resumo

Este artigo é resultado de uma dissertação do Mestrado ProfEPT, que investigou os efeitos da Reforma do Ensino Médio e das Novas Diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica - EPT nos cursos técnicos integrados de Agropecuária e Edificações do Instituto Federal da Santa Catarina – IFSC, Câmpus São Carlos. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e análise de documentos nacionais e do IFSC. A pesquisa bibliográfica dialogou com autores que defendem a educação para a formação integral do ser humano. A pesquisa documental analisou os principais documentos que orientam os cursos técnicos integrados no IFSC, para entender como a instituição se posicionou diante da Reforma do Ensino Médio, estabelecida pela Lei 13415/2017. O estudo mostra que o IFSC tem enfrentado desafios e tensões na implementação da Reforma do Ensino Médio, que impõe uma nova organização curricular para os cursos técnicos integrados, baseada na flexibilização e nos itinerários formativos. A análise dos PPCs evidenciou a redução de cargas horárias de várias disciplinas como impacto da reforma. Identificou-se, porém, o movimento de resistência e o trabalho coletivo dos servidores para desenvolver estratégias que possibilitassem elaborar PPCs alinhados à formação integral dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-12

Como Citar

DA SILVA MOTA, Israel; LARENTES DA SILVA, Adriano. IMPACTOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO DO CÂMPUS SÃO CARLOS DO IFSC. Revista Desenvolvimento & Civilização, Rio de Janeiro, Brasil, v. 6, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/rdciv.2025.92607. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdciv/article/view/92607. Acesso em: 3 dez. 2025.