O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS IMPACTOS NA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ ENTRE 2017 E 2024

Autores

  • Charles Gonçalves Gonçalves Ferreira Universidade Cândido Mendes
  • Jacqueline Da Silva Deolindo

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92597

Resumo

O Artigo tem como objetivo analisar a organização do sistema educacional no município de Campos dos Goytacazes – RJ entre os anos de 2017 e 2024, assim como sua relação com o processo de empresariamento da educação brasileira. Para este fim, a abordagem metodológica contou com técnicas de revisão de literatura, análise documental e análise do discurso, possibilitando com isso a confrontação da hipótese acerca do avanço da lógica empresarial na educação municipal com os documentos, textos e discursos selecionados, reverberando na conclusão de que há na organização do sistema educacional do município políticas educacionais e discursos proferidos alinhados a lógica empresarial, que se materializam em questões como defasagem na aprendizagem, desigualdade na remuneração dos profissionais da educação e do magistério, além da influência de grupos empresariais na organização curricular, reforçando com isso o processo de exclusão dos mais pobres no acesso a educação pública de qualidade e por fim, ressaltamos a necessidade de uma postura crítica dos educandos e educadores na construção de uma escola plural, cultural e que dialogue com a sociedade em seu entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-12

Como Citar

GONÇALVES FERREIRA, Charles Gonçalves; DA SILVA DEOLINDO , Jacqueline. O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS IMPACTOS NA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ ENTRE 2017 E 2024. Revista Desenvolvimento & Civilização, Rio de Janeiro, Brasil, v. 6, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/rdciv.2025.92597. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdciv/article/view/92597. Acesso em: 3 dez. 2025.