O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E OS IMPACTOS NA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ ENTRE 2017 E 2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92597Resumo
O Artigo tem como objetivo analisar a organização do sistema educacional no município de Campos dos Goytacazes – RJ entre os anos de 2017 e 2024, assim como sua relação com o processo de empresariamento da educação brasileira. Para este fim, a abordagem metodológica contou com técnicas de revisão de literatura, análise documental e análise do discurso, possibilitando com isso a confrontação da hipótese acerca do avanço da lógica empresarial na educação municipal com os documentos, textos e discursos selecionados, reverberando na conclusão de que há na organização do sistema educacional do município políticas educacionais e discursos proferidos alinhados a lógica empresarial, que se materializam em questões como defasagem na aprendizagem, desigualdade na remuneração dos profissionais da educação e do magistério, além da influência de grupos empresariais na organização curricular, reforçando com isso o processo de exclusão dos mais pobres no acesso a educação pública de qualidade e por fim, ressaltamos a necessidade de uma postura crítica dos educandos e educadores na construção de uma escola plural, cultural e que dialogue com a sociedade em seu entorno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Charles Gonçalves Gonçalves Ferreira, Jacqueline Da Silva Deolindo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.