(RE)FORMA DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO CRÍTICA EM RISCO
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92581Resumo
A reforma da educação, promulgada pela lei 13.415/2017, é um exemplo de como o currículo, nesse caso, a grade curricular do Ensino médio, é um elemento disputado. Alinhada a interesses neoliberais, a reforma do Ensino Médio, foi pensada e articulada sem a participação de estudantes e professores, trazendo impacto a ambos. Ainda que oferecida como uma forma de tornar o ensino médio mais atraente, a reforma contribuiu para que aumentasse a distância entre alunos na rede pública e privada. Dessa forma, o artigo pretende analisar os impactos das recentes reformas educacionais brasileiras, especialmente a Lei 13.415/2017 e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre o Ensino Médio, com ênfase na área de Ciências Humanas. Como também, observar como a redução da carga horária e a flexibilização curricular fragilizam a formação integral dos estudantes, e precarizam o trabalho docente, ameaçando sua identidade profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Danielle Pereira de Oliveira Paiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.