A IMPLEMENTAÇÃO DO “NOVO” ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: EXPERIÊNCIA POLÍTICA E PEDAGÓGICA DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92537Resumo
O artigo tem por objetivo abordar o processo de implementação do “Novo” Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro a partir da análise da experiência de duas escolas da rede estadual localizadas no território da Baixada Fluminense, especificamente no município de Duque de Caxias. Trate-se de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa a partir de um estudo de caso, documental e de campo. Utilizou-se como instrumentos para coleta de dados, entrevistas e grupos de discussão com estudantes, docentes, gestores escolares e equipe técnico-pedagógica de escolas classificadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC/RJ) como escolas de nível A, que experienciaram a implementação da Reforma desde 2022. Os resultados da pesquisa revelam que, em Duque de Caxias, a Reforma foi realizada às pressas e em condições desiguais. Os resultados mostram que na rede estadual fluminense praticamente não houve espaço de diálogo para organização do “novo” currículo. O “novo” modelo de Ensino Médio ao invés de minimizar as desigualdades educacionais conseguiu ampliá-las, afetando ainda mais a trajetória de escolarização dos sujeitos estudantes das classes populares.
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio; Novo Ensino Médio; Políticas Públicas; Organização Curricular.
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