O RELATÓRIO JACQUES DELORS E A RECEPÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92533Resumo
A Educação Socioemocional é uma realidade emergente no cenário da educação brasileira com a BNCC e a Reforma do Ensino Médio, no entanto, ela se insere em um conjunto de reformas que não se iniciam recentemente, mas compõem uma agenda de políticas desde a redemocratização brasileira no início dos anos 90. Nessa direção, este artigo apresenta uma pesquisa teórica no campo das Políticas Educacionais com o objetivo de analisar as possíveis relações entre o Relatório Jacques Delors e as competências socioemocionais (CSE). A partir deste estudo teórico, fundamentado em referenciais da área de Políticas Educacionais e Curriculares, este texto analisa os caminhos que levaram para a entrada das CSE nos currículos escolares, por meio da análise do Relatório Jacques Delors, a partir das obras de Pierre Dardot; Christian Laval; István Mészáros e Souza Patto. Constatou-se que as CSE operam como uma série de treinamentos comportamentais, que surgem primeiramente no mundo do trabalho e da lógica empresarial e, posteriormente, são levadas para a escolas. Esses comportamentos serão ensinados aos estudantes, futuros trabalhadores; esses comportamentos ensinados têm o objetivo de formar trabalhadores flexíveis com subjetividades alinhadas às necessidades do mundo do trabalho com maior grau de intensificação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Filipe Hahn Barbosa de Souza, Rodrigo Diego Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.