REFORMAS NO ENSINO MÉDIO: DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS À LÓGICA EMPREENDEDORA NO MUNDO DO TRABALHO

from the pedagogy of competencies to the entrepreneurial logic in the world of work

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92512

Resumo

Este artigo propõe uma análise crítica sobre a presença da pedagogia das competências e do empreendedorismo nas reformas educacionais do Ensino Médio no Brasil, identificando atualizações e continuidades. É um trabalho de cunho teórico bibliográfico sobre os estudos de política educacional, compreendida como política pública, que como tal, recebe influências do contexto social, político e histórico a que foram implantadas. Com base na análise crítica e discussão dos documentos oficiais e de autores que tratam do tema em questão, pode se evidenciar e problematizar o projeto formativo de sociedade apresentado. As conclusões revelam uma formação desigual, fragmentada, acrítica, pautada na lógica neoliberal voltada ao mercado de trabalho, competitiva e individualista, distante das necessidades da juventude, seja para a vida em sociedade, seja para o mundo do trabalho ou para o acesso à Universidade. Esse perfil reforça as desigualdades sociais e a dualidade educacional brasileira, aprofundando as lacunas entre estudantes da periferia e dos grandes centros urbanos, por meio da falsa liberdade de escolha e do treinamento.

Biografia do Autor

Wellington Cedro, Universidade Federal de Goiás - UFG

Wellington Lima Cedro é Doutor em Educação (área de Ensino de Ciências e Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), tem mestrado em Educação pela FEUSP. Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Atua no curso de licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG), mestrado e doutorado. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT) do IME/UFG. Membro do GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica) da FEUSP. Atual Tutor do PETMAT/UFG (2015 -??). Atual diretor da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2022-2025). Coordenador do projeto de Clube de Matemática do IME/UFG. Membro do GT 19 da ANPED. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da UFG (2021-2025).Foi professor de matemática da rede estadual de ensino do estado de Goiás e da rede municipal de ensino da cidade de Goiânia. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho 07 (GT-07 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA) da SBEM BRASIL (2015-2018). Foi coordenador do PPGECM/UFG, mestrado e doutorado (2015-2016) e vice coordenador (2011-2014). Foi Diretor da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2010-2016), Vice-diretor (2019-2022) e Primeiro secretário (2007-2010). Foi coordenador do Núcleo da UFG do projeto "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino"- OBEDUC/CAPES (2011-2015). Foi Coordenador de Área do subprojeto Matemática do PIBID/UFG Goiânia (2010-2011). No IME/UFG, foi coordenador do laboratório de Educação Matemática (LEMAT/IME/UFG) no período de 2009-2012, foi coordenador de estágio do curso de licenciatura em matemática (2006-2007; 2009; 2012-2014; 2019-2020), e, foi coordenador do curso de especialização em educação matemática (2010-2013).Na Educação Matemática, os seus trabalhos e pesquisas enfatizam a formação de professores que ensinam matemática, as atividades de ensino e a aprendizagem de docentes e estudantes, tendo como base teórica a Teoria histórico-cultural.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Pereira Azevedo, D., & Lima Cedro , W. (2025). REFORMAS NO ENSINO MÉDIO: DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS À LÓGICA EMPREENDEDORA NO MUNDO DO TRABALHO: from the pedagogy of competencies to the entrepreneurial logic in the world of work. Revista Desenvolvimento & Civilização, 6(2). https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92512