REFORMAS NO ENSINO MÉDIO: DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS À LÓGICA EMPREENDEDORA NO MUNDO DO TRABALHO
from the pedagogy of competencies to the entrepreneurial logic in the world of work
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92512Resumo
Este artigo propõe uma análise crítica sobre a presença da pedagogia das competências e do empreendedorismo nas reformas educacionais do Ensino Médio no Brasil, identificando atualizações e continuidades. É um trabalho de cunho teórico bibliográfico sobre os estudos de política educacional, compreendida como política pública, que como tal, recebe influências do contexto social, político e histórico a que foram implantadas. Com base na análise crítica e discussão dos documentos oficiais e de autores que tratam do tema em questão, pode se evidenciar e problematizar o projeto formativo de sociedade apresentado. As conclusões revelam uma formação desigual, fragmentada, acrítica, pautada na lógica neoliberal voltada ao mercado de trabalho, competitiva e individualista, distante das necessidades da juventude, seja para a vida em sociedade, seja para o mundo do trabalho ou para o acesso à Universidade. Esse perfil reforça as desigualdades sociais e a dualidade educacional brasileira, aprofundando as lacunas entre estudantes da periferia e dos grandes centros urbanos, por meio da falsa liberdade de escolha e do treinamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Douglas Pereira Azevedo, Wellington Cedro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.