PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO DOCENTE: A FARSA E A TRAGÉDIA DA FORMAÇÃO HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92493

Resumo

A formação de professores vem sendo orientada pela Resolução n.º 4 de 2024, e referendada
pelo novo ENADE, este último retoma o praticismo evocado na BNC-Formação de 2019 que
do ponto de vista legal foi revogada pela Resolução 4/2024. O objeto que analisamos aqui são
às novas diretrizes que orientam a formação de professores, já citadas anteriormente. Nosso
objetivo é demonstrar a farsa e a tragédia no discurso da qualidade atribuído às reformas da
formação de professores, evidenciando na base dessas diretrizes os elementos que
colaboram com a precarização da formação educacional de modo geral. Para tanto, buscando
apreender as concepções de formação contidas nessas diretrizes, bem como a defesa da
qualidade que elas difundem. Ao analisar a defesa de qualidade impressa nas resoluções,
observamos o antagonismo entre a qualidade material concreta que defendemos e a
qualidade idealista em abstrato, presente nas resoluções. Evidenciamos, portanto, que as
concepções de qualidade definidas nos documentos aqui citados, estão diametralmente
opostas a defesa de qualidade, formação e emancipação humana que acreditamos e
defendemos. Nossa análise está ancorada nos pressupostos de uma formação marxista,
representada pela Pedagogia Histórico-Crítica, com vistas às transformações radicais da
sociedade.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

PESSÔA CÔRTES DIAN, Martha Regina. PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO DOCENTE: A FARSA E A TRAGÉDIA DA FORMAÇÃO HUMANA . Revista Desenvolvimento & Civilização, Rio de Janeiro, Brasil, v. 6, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/rdciv.2025.92493. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdciv/article/view/92493. Acesso em: 3 dez. 2025.