A PLATAFORMIZAÇÃO DA REDE PAULISTA COMO PROJETO PRIVATISTA
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92487Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar se há relação entre a plataformização educacional determinada pela rede paulista e um projeto em desenvolvimento de privatização da educação pública. Para tal, realizamos uma análise documental de abordagem qualitativa descritiva, onde foram analisados documentos oficiais do projeto de Parceria Público Privada (PPP) “Novas Escolas”. Os resultados indicam que não há correlação direta entre a implementação das plataformas digitais e a PPP Novas Escolas, porém, ambas iniciativas parecem fazer parte de um projeto privatista de maior alcance. Conclui-se que as plataformas digitais são ferramentas de disseminação e consolidação da lógica empresarial na escola, e tomam como objetivo mecanizar as relações de ensino-aprendizagem e desvincular a intencionalidade do trabalho pedagógico.
Palavras-chave: Plataformização educacional; Privatização; Plataformas Digitais; Educação Pública; Educação Neoliberal.
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Copyright (c) 2025 Catharine Shon Pereira, Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias

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