A ESCOLA SOB LÓGICA DE MERCADO: EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS SOBRE OS SABERES DOCENTES NA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92440Resumo
O presente artigo busca analisar os potenciais efeitos do processo de empresariamento da educação pública sobre a construção e a aquisição de saberes docentes, com ênfase nas políticas implementadas no estado de São Paulo. A partir de uma análise documental fundamentada em Cellard (1997), examinam-se os impactos do Novo Ensino Médio, do Programa de Ensino Integral (PEI) e do Programa Sala do Futuro na reconfiguração do trabalho docente. Os resultados apontam para a consolidação de uma lógica gerencial e performativa, que subordina a prática pedagógica a metas, protocolos e plataformas digitais de controle. Essa racionalidade tem contribuído para o esvaziamento da autonomia docente, para a desprofissionalização do magistério e para a fragmentação dos processos formativos nas escolas públicas. O estudo constata que essas reformas, ao privilegiarem a eficiência e o desempenho em detrimento da formação crítica e democrática, produzem um cenário adverso à autonomia e à reflexão impactando no processo contínuo de construção e de aquisição de saberes docentes por parte dos professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas Pires de Moraes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.