A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA: A PERSPECTIVA DOCENTE FRENTE A ESSE PROCESSO
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92108Resumo
Este trabalho, de abordagem qualitativa e com foco descritivo, teve como objetivo analisar o processo de implementação do NEM (Novo Ensino Médio) na rede pública estadual de Santa Catarina a partir do olhar docente. Ressalta-se que, frequentemente, estabeleceu-se correlações com os documentos norteadores da Educação Básica, compostos pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e CBTC – Currículo Base do Território Catarinense (Santa Catarina, 2021), inclusive para compreender os caminhos de implementação do NEM. A pesquisa foi realizada nas três maiores escolas do município de Criciúma (SC), tendo como sujeitos os professores atuantes no NEM. A coleta de dados partiu de dois instrumentos: o primeiro, questionário, para conhecer o público participante e para que eles pudessem se familiarizar com o tema; o segundo, grupo focal, por meio de gravação e transcrição dos áudios, entendido como uma das principais técnicas para um estudo qualitativo. A partir da análise dos dados obteve-se como resultados que, a rede pública estadual, mesmo diante de uma nova proposta curricular, não propicia uma estrutura adequada para os seus professores, bem como não há espaço e tempo de planejamento, a contar o esvaziamento curricular a partir da diminuição da carga horária das disciplinas que compõe a formação geral básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Katiana Possamai Costa, Ricardo Luiz de Bittencourt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.