O TRABALHO EDUCATIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PRECARIZAÇÃO DA DOCÊNCIA E A TENDÊNCIA DE DESVALORIZAÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO EM GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.92015Resumo
Objetivamos nesse trabalho fazer uma reflexão sobre o trabalho educativo escolar tendo como referência a organização educacional proposta pela Secretaria Estadual de Educação de Goiás no período de isolamento social, com destaque para o primeiro ano da Pandemia por COVID-19. Problematizamos a tendência das redes de ensino, em especial do Estado de Goiás, em apropriarem, no pós-isolamento social, de organizações e práticas educativas que foram necessárias no período de isolamento social, mas que vão de encontro à natureza do trabalho educativo. Para tanto, consideramos duas bases conceituais: os fundamentos do neoliberalismo e a natureza do trabalho educativo tendo como referenciais Saviani (1991), Paro (2010) e Harvey (2014), além de Ventura e Reis (2021) como referencial científico às análises sobre o modelo de gestão da pandemia no Brasil durante o ano de 2020. No que se refere a exposição, organizamos o trabalho em três partes, a relação entre o neoliberalismo e a gestão da pandemia no Brasil; e Trabalho Educativo, fundamentos e precarização em tempos de pandemia; e os desencontros na organização do Trabalho Educativo em Goiás e a intensificação da precarização do trabalho docente na pandemia. Como síntese apreendemos que o trabalho educacional desenvolvido no período de isolamento social não pode ser regra para o pós-pandemia, pois tende a negar a natureza do trabalho educativo, a intensificar a precarização do trabalho e do trabalhador em educação e a negar o sistema público de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Ferreira de Araújo Júnior, Patrícia Alves Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.