INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO:

CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO TÉCNICO E PROPEDÊUTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.82797

Resumo

Neste artigo analisamos os pressupostos teóricos que sustentam a proposta do Ensino Médio Integrado, identificados com uma concepção de formação integral e omnilateral. A concepção de avaliação que orientou a investigação corresponde, coerentemente, à autoavaliação participativa e democrática. O Instrumento de Autoavaliação do Ensino Médio Integrado é resultado da pesquisa qualitativa, aplicada e participante, cujo objetivo foi investigar os referentes necessários para a avaliação dos cursos de Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Ainda, descrevemos o processo de construção do Instrumento de Autoavaliação Institucional para os cursos de Ensino Médio Integrado, a partir dos referentes advindos da pesquisa e dos pressupostos teóricos e normativos que o sustentam. O Instrumento foi organizado em questões para avaliar os cursos de Ensino Médio Integrado, partindo do olhar dos atores institucionais envolvidos, de forma a contribuir para a consolidação do ensino no Ensino Médio Integrado do IFRS e nas demais instituições da Rede Federal.

 

Biografia do Autor

Lisiane Bender da Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa ProfEPT (2020), sendo graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Técnica em assuntos educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no Departamento de Avaliação Institucional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: autoavaliação, ensino médio integrado, instrumento de autoavaliação, institutos federais e educação profissional e tecnológica. Mãe de dois filhos, estive em licença adotante entre dez/2020 e jun/2021.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Monteiro Escott, C., & Bender da Silveira, L. (2024). INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO: : CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO TÉCNICO E PROPEDÊUTICO. Revista Desenvolvimento & Civilização, 5(1). https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.82797