INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO:
CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO TÉCNICO E PROPEDÊUTICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.82797Resumo
Neste artigo analisamos os pressupostos teóricos que sustentam a proposta do Ensino Médio Integrado, identificados com uma concepção de formação integral e omnilateral. A concepção de avaliação que orientou a investigação corresponde, coerentemente, à autoavaliação participativa e democrática. O Instrumento de Autoavaliação do Ensino Médio Integrado é resultado da pesquisa qualitativa, aplicada e participante, cujo objetivo foi investigar os referentes necessários para a avaliação dos cursos de Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Ainda, descrevemos o processo de construção do Instrumento de Autoavaliação Institucional para os cursos de Ensino Médio Integrado, a partir dos referentes advindos da pesquisa e dos pressupostos teóricos e normativos que o sustentam. O Instrumento foi organizado em questões para avaliar os cursos de Ensino Médio Integrado, partindo do olhar dos atores institucionais envolvidos, de forma a contribuir para a consolidação do ensino no Ensino Médio Integrado do IFRS e nas demais instituições da Rede Federal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Clarice Monteiro Escott, Ms.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.