AS RELAÇÕES ENTRE A ESTRUTURA ECONÔMICO-SOCIAL E EDUCAÇÃO NO CAPITALISMO TARDIO, DEPENDENTE E DE MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81949

Resumen

O presente texto resulta de uma síntese de produções sobre fundamentos das relações entre a estrutura econômico-social, o trabalho e a educação tendo como principal a formação técnico-profissional de nível médio integrada ao ensino básico. Esta opção deriva da natureza da coletânea da qual ele faz parte e que objetiva estimular a leitura de fontes clássicas e contemporâneas para entender a especificidade destas relações na sociedade brasileira de capitalismo tardio dependente de modernização.

Biografía del autor/a

Bruno Miranda Neves, Rede e Cátedra UNESCO em Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN).Programa Desenvolvimento e Educação Theotonio dos Santos (ProDEd-TS/UERJ).Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu.

Doutorando na UERJ desde 2017. Pedagogo no IFHT/UERJ, atuando na Cátedra e Rede UNESCO sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN); Coordenador-Executivo do Programa Desenvolvimento e Educação Theotonio dos Santos (UERJ); Coordenador do Projeto de Extensão e do Curso de Aperfeiçoamento Políticas Públicas de Qualificação Profissional, Emprego e Renda para Jovens e Adultos Trabalhadores. Mestre em Educação pelo PPGEduc da UFRRJ (2013), quando foi bolsista da CAPES. Graduado em Pedagogia pela UERJ (2008). Autor dos livros O PROEJA no Colégio Pedro II: formação e qualificação docente em questão e O Ensino Médio Integrado no Contexto da Mundialização do Capital. Coorganizou as coletâneas 'Políticas Públicas de Qualificação Profissional & EJA: dilemas e perspectivas', volumes I e II.  Foi Pedagogo no Instituto de Aplicação (CAp/UERJ). Professor em Nova Iguaçu/RJ - desde 2009. Tem experiência na área de Educação Básica, com ênfase em Economia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Básica, Trabalho e Educação, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional Técnica e Educação de Jovens e Adultos. Pesquiador no Grupo THESE (UERJ/UFF/FIOCruz). Foi membro do Consun e do CSEPE da UERJ. Coordena a Oficina de Textos Acadêmicos: o que é e como se faz? (UERJ). Coordena com Theotonio dos Santos o Projeto de Extensão Economia Global e Desenvolvimento Sustentável e os Cursos América Latina no Sistema Mundial (UERJ). Em conjunto com Gabriel Siqueira e Theotonio dos Santos gere os cursos Ações afirmativas e políticas públicas (UERJ).

Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Neves, B. M., & Frigotto, G. (2024). AS RELAÇÕES ENTRE A ESTRUTURA ECONÔMICO-SOCIAL E EDUCAÇÃO NO CAPITALISMO TARDIO, DEPENDENTE E DE MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA. Revista Desenvolvimento & Civilização, 5(1). https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.81949