A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:

DADOS DE PESQUISA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80306

Resumen

A investigação sobre a formação docente para a Educação Profissional tem sido intensificada principalmente a partir da ampliação da oferta pelos Institutos Federais, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - RFEPCT. Este texto apresenta o levantamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de 2000 a 2023, com os seguintes descritores: Formação Docente; Educação Profissional, na área de Educação e na área de Ensino, bem como uma discussão sobre a temática a partir dos autores vinculados ao materialismo histórico. Metodologicamente, a análise se fez considerando os preceitos de Bardin, com uma   abordagem qualitativa a partir de Bogdan e Biklen (1994), que permitem aferir a precariedade das propostas ainda existentes na formação docente para a Educação Profissional. Os dados indicam a necessidade da investigação a respeito da temática em função da expansão e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que, em seus processos de seleção para professores, apenas indicam a necessidade, mas não exigem a formação pedagógica.

Biografía del autor/a

Simone Urnau, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciatura em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialização em Gestão e Organização Escolar pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Sandra Terezinha Urbanetz , IFPR - Instituto Federal do Paraná

Graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1991). Mestrado em Educação, na área de Educação e Trabalho pela Universidade Federal do Paraná (2000). Doutorado na Universidade Federal do Paraná, na área de Educação e Trabalho (2011). Pós Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH - 2013-2014). Pós Doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal (2015). Pós Doutorado pelo Instituto Superior de Engenharia - Politécnico do Porto (2022) Professora concursada do Instituto Federal do Paraná (2010), Campus Curitiba, docente no Curso de Pedagogia, disciplinas: Educação e Trabalho, Didática e Formação Docente, Organização do Trabalho Pedagógico, Educação Profissional, princípios e práticas. Docente da Pós Graduação em Educação Profissional Técnica em Nível Médio, disciplina: Trabalho e Educação. Foi docente da Pós Graduação no Programa de Mestrado em Educação Profissional - ProfEPT, disciplina: Bases Conceituais da EPT. Foi diretora de Ensino Médio Técnico de novembro de 2017 a fevereiro de 2020. Projeto de Pesquisa: Formação de Professores para a Educação Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho e Educação, Formação de Professores e Educação Profissional.

Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Urnau, S., & Urbanetz , S. T. (2024). A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: DADOS DE PESQUISA. Revista Desenvolvimento & Civilização, 5(1). https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80306