FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL (2008-2022)
POLÍTICAS, CONTEXTOS E DESAFIOS.
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.80061Resumo
O estudo objetiva analisar os esforços da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC) na elaboração e execução efetiva de políticas educacionais direcionadas à formação inicial e continuada de professores na/para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Recorta-se o período de 2008 a 2022 para, em perspectiva, fazer um apanhado sobre o “estado da arte” das ações voltadas para formação docente para a EPT. O artigo (além da introdução e das considerações finais) está dividido em duas seções: a) constitui-se numa imersão na economia política do Brasil recentíssimo, marcando um paralelo entre os modelos econômicos adotados no período circunscrito e seus impactos na expansão ou retração de ações da SETEC/MEC, na formação docente, para atender a rede de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criada pela Lei no 11.892; b) trata de um balanço efetivo sobre as ações da SETEC/MEC, apresentando ainda, apontamentos necessários para a efetiva curricularização da docência em EPT nas licenciaturas oferecidas Brasil afora. Constata-se que embora a LDBEN em vigor estabeleça diretrizes claras para a formação de docentes, a implementação destas no contexto da EPT ainda é um desafio a ser superado. Outrossim, a curricularização da docência na EPT em cursos de licenciatura desponta como pilar essencial para a transformação da educação contemporânea, ou seja, formar docentes que, além de serem especialistas em seus campos de atuação, sejam igualmente educadores aptos a compreender e responder às nuances inerentes à educação, especialmente neste caso, a EPT.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leonardo de Brito, Castaman, COSTA, Dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.