INTERESSES QUE NORTEIAM O DISCURSO DO PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO E SUAS RELAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.79884Resumo
Neste artigo, discute-se a propagação do protagonismo juvenil como elemento fundante da proposta educacional para o Ensino Médio, bem como objetiva desvelar a intencionalidade do discurso sobre protagonismo Juvenil presente no documento orientador da Secretaria de Estado da Educação de Goiás e a relação dessa habilidade com a construção do projeto de vida do jovem. Parte-se da análise de argumentos apresentados no referido documento para, em seguida, estabelecer um diálogo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, com autores do campo da sociologia e da educação que pesquisam o tema. A problemática que se estabelece é: os mecanismos adotados pelo documento orientador para o protagonismo juvenil da Secretaria de Estado de Educação de Goiás corroboram para potencializar os jovens estudantes do ensino médio a serem protagonistas a ponto traçarem e executarem seu projeto de vida? A partir desse entendimento, buscou-se elementos da formação protagonista na perspectiva de uma formação integral, em detrimento a uma formação utilitarista empreendedora, pensada para atender os intentos do mercado capitalista. Portanto, reflete-se o interesse sobre a ação educativa que associa o protagonismo juvenil, projeto de vida e a essência humana como o próprio trabalho de uma formação educacional que concorra para o aprimoramento das políticas públicas para a juventude no que tange às relações de educação e trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marlene Correia Teles, Luciana Campos de Oliveira Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.