INTERESSES QUE NORTEIAM O DISCURSO DO PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO E SUAS RELAÇÕES

Autores

  • Marlene Correia Teles Instituto Federal de Goiás-câmpus Anápolis
  • Luciana Campos de Oliveira Dias Instituto Federal de Goiás-câmpus Anápolis

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.79884

Resumo

Neste artigo, discute-se a propagação do protagonismo juvenil como elemento fundante da proposta educacional para o Ensino Médio, bem como objetiva desvelar a intencionalidade do discurso sobre protagonismo Juvenil presente no documento orientador da Secretaria de Estado da Educação de Goiás e a relação dessa habilidade com a construção do projeto de vida do jovem. Parte-se da análise de argumentos apresentados no referido documento para, em seguida, estabelecer um diálogo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, com autores do campo da sociologia e da educação que pesquisam o tema. A problemática que se estabelece é: os mecanismos adotados pelo documento orientador para o protagonismo juvenil da Secretaria de Estado de Educação de Goiás corroboram para potencializar os jovens estudantes do ensino médio a serem protagonistas a ponto traçarem e executarem seu projeto de vida? A partir desse entendimento, buscou-se elementos da formação protagonista na perspectiva de uma formação integral, em detrimento a uma formação utilitarista empreendedora, pensada para atender os intentos do mercado capitalista. Portanto, reflete-se o interesse sobre a ação educativa que associa o protagonismo juvenil, projeto de vida e a essência humana como o próprio trabalho de uma formação educacional que concorra para o aprimoramento das políticas públicas para a juventude no que tange às relações de educação e trabalho.

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

Correia Teles, M., & Campos de Oliveira Dias, L. (2024). INTERESSES QUE NORTEIAM O DISCURSO DO PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO E SUAS RELAÇÕES. Revista Desenvolvimento & Civilização, 5(1). https://doi.org/10.12957/rdciv.2024.79884