(DES)CAMINHOS DA BNCC E DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO SOB O AMPARO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.55723

Resumo

O estudo apresenta como foco a compreensão das relações entre a política nacional (BNCC e contrarreforma do ensino médio) e a política internacional estabelecidas pelas orientações e acordos com os organismos multilaterais e suas possíveis implicações para o trabalho docente, além de tratar sobre a utilização de linguagem específica para produzir consensos e hegemonia, presente nos textos oficiais e contexto político de elaboração e implementação das reformas educacionais. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa documental, tendo como referencial teórico o materialismo histórico-dialético. Destaca-se a necessidade e relevância da construção de enfrentamento e resistência ativa, uma vez que os projetos atuais de sociedade e de educação não estão carregados apenas pelos determinantes de controle e dominação.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; Contrarreforma do ensino médio; Internacionalização; Políticas educacionais; Trabalho docente.

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

Viana, J. S. S. (2022). (DES)CAMINHOS DA BNCC E DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO SOB O AMPARO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE. Revista Desenvolvimento & Civilização, 3(1), 72–93. https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.55723